-
Arquitetos: BE STUDIO
- Área: 1092 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: CERAMIQUES CALAF, Ceràmica Ferres, PAVINDUS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto fica localizado no Antigo Eixample de Mataró, a capital do Maresme, uma cidade costeira com um clima temperado devido à sua localização geográfica. O ponto de partida é um terreno vazio muito próximo à costa, em uma área urbana compacta onde predomina a tipologia "casa de cos".
Este ambiente influenciou a abordagem do projeto, levando-nos a propor um edifício que evoca a arquitetura mediterrânea e favorece o desfrute do clima litorâneo. Projetamos um volume alinhado com essa tipologia e fachadas que se misturam com os edifícios ao redor, com a intenção de que o edifício passe despercebido à primeira vista.
No interior, buscamos uma linguagem diferente e criamos um grande pátio central que serve as residências. Este vazio serve múltiplas funções: ele atenua a transição entre o espaço público e privado, contém o núcleo de comunicação vertical e acesso às 7 residências, fornece um espaço tranquilo e agradável que melhora as relações de vizinhança e oferece uma segunda fachada (aspecto duplo) para as residências. O pátio é retangular e é colocado perpendicularmente à forma alongada do terreno, as paredes do partido do edifício. Dessa forma, o edifício é dividido em dois volumes: um do lado da rua e o outro do lado do pátio interno do bloco.
Todo o edifício é estruturado em um padrão linear / padrão listrado que nos permite agrupar e organizar os espaços de serviço e servidos. Banheiros e áreas de serviço são agrupados no centro para maximizar o comprimento da fachada para quartos e áreas de estar. Ao mesmo tempo, a geometria e o arranjo desses quartos são projetados para serem adaptáveis a médio prazo. As divisórias internas são construídas a seco e colocadas sobre os acabamentos do piso para facilitar aos usuários a modificação e ocupação desses espaços de acordo com seus estilos de vida.
Moradias inclusivas foram projetadas com uma perspectiva de gênero. É por isso que a área diurna agrupa as peças de estar, jantar e cozinha em um único espaço principal. A cozinha e a área de lavanderia, onde as atividades domésticas são realizadas, são generosamente dimensionadas para serem utilizadas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e são cuidadosamente projetadas para serem espaços agradáveis de usar.
A eficiência energética foi um eixo orientador do projeto. Em relação aos sistemas de energia passiva, a inclusão do pátio tem sido crucial para esse propósito, permitindo que todas as residências tenham uma boa ventilação e orientação em duas fachadas. Através de persianas externas de corda, todas as residências recebem luz solar no inverno e podem se proteger no verão. O envelope do edifício evita pontes térmicas e é equipado com boa isolamento e aberturas herméticas.
Isso resulta em um edifício com baixa demanda de energia que raramente precisará de aquecimento, que é produzido com energia aerotérmica. Para reduzir a pegada ecológica do edifício, medidas como a construção de uma estrutura metálica de suporte (e portanto reciclável), isolamento não plástico ou janelas com molduras de madeira e acabamentos de ladrilho natural foram tomadas, contribuindo para uma estética tradicional com uma alma mediterrânea.